Colegial

Estude e trabalhe no Canadá

As escolas aceitam estudantes internacionais oferecendo programas de inglês ou francês (no Canadá) como segunda língua. O dia escolar geralmente inclui de 5 a 6 horas de aula e o ano escolar vai de setembro a junho. Embora não seja obrigatório, terminar o ensino médio no exterior é uma maneira excelente de se tornar um bom candidato para as instituições universitárias em países de língua inglesa, sendo que, após a conclusão, os estudantes podem iniciar os estudos universitários e/ou ingressar no mercado de trabalho.
Escolas privadas também estão disponíveis. Muitas delas estão de acordo com padrões governamentais e algumas recebem fundos parciais do governo.

Por que fazer?
É a forma mais completa de aprender a língua e imergir na cultura de um país, adquirindo assim uma formação diferenciada.
Uma excelente possibilidade de crescimento e desenvolvimento pessoal. O estudante adquire jogo de cintura, autoconfiança, iniciativa e coragem para encarar novos desafios.
O estudante retorna ao Brasil com grande desenvoltura e habilidades de relacionamentos que serão importantes para enfrentar os desafios do mundo atual.
A possibilidade de contato com inúmeras pessoas de culturas diferentes e de várias partes do mundo, o estudante constrói uma rede de relacionamentos que se espalha pelo mundo a fora.

Qual escola escolher, pública ou privada?
Em quase todas os países que trabalhamos há escolas públicas e privadas, porém, o mais importante é encontrar uma instituição que seja bastante adequada e perfil do estudante e mais, que esteja de acordo com sua preferência.

Onde morar?
A acomodação para o estudante de high school é rigorosamente selecionada. Entre os critérios de seleção estão a qualidade e perfil da família que vai receber o aluno bem como o ambiente e a localização da residência.
As opções são casas de família e residência estudantil (disponível apenas em algumas instituições). As casas de família são perfeitas para quem quer conhecer de perto as culturas e costumes enquanto que as residências são ótimas para quem quer focar a área acadêmica e conhecer estudantes de todas as partes do mundo.

Quanto tempo dura o programa?
O ano letivo é dividido em 2 semestres de 4 meses cada, sendo possíveis estudar desde 1 semestre apenas até o ensino médio completo. O estudante pode optar por fazer o curso tanto no início quanto no meio do ano letivo.

Como participar?
Os estudantes devem ter entre 15 e 18 anos, sendo o conhecimento na língua inglesa no nível intermediário. Para planejar e fazer a inscrição no programa, recomendamos que o processo seja iniciado com 1 ano de antecedencia pois a documentação necessária toma tempo para conseguir e garantir as opções mais desejadas. Ter maturidade, tolerância em relação à novas culturas, capacidade de adaptação e boas notas irão colaborar para que o aluno continue no programa.

O certificado é reconhecido pelo MEC?
Antes de se matricular, verifique a política de convalidação de créditos da escola no Brasil. O MEC reconhece os créditos do exterior, desde que o aluno tenha sido aprovado em determinadas disciplinas. No retorno ao Brasil, o estudante tem 30 dias para apresentar a documentação estrangeira à escola ou à delegacia de ensino, com o histórico escolar validado pelo consulado brasileiro mais próximo à cidade em que tenha estudado.

Qual o suporte da Nexus?
A Nexus disponibiliza seus experientes orientadores ao longo de todo o processo, tanto para o estudante quanto para os pais. Com 2 meses antes do embarque a Nexus programa reuniões de preparação para que o estudante esteja pronto para o início do intercâmbio. Além disso, a Nexus disponibiliza um guia  de suporte para grandes grupos embarcando no mesmo dia.