Programas de Estudo e Trabalho

Estude e trabalhe no Canadá

Os programas de estudo, também conhecidos por Co-op, são oferecidos em sua maioria por Colleges privados e consistem 2 partes, divididas em acadêmico e prático, sendo que o acadêmico sempre virá na primeira metade. São programas de nível superior ou vocacionais (não mais de línguas como antigamente). A duração mínima desses programas é de 1 ano, sendo 6 meses de estudos + 6 meses de trabalho. Os estudantes podem trabalhar 20 horas por semana enquanto estudam. Já no período prático, os alunos fazem o estágio obrigatório (remunerado ou não, depende do tipo de programa e da área de estudo) + as 20 horas de trabalho, conforme no período acadêmico.

Quando fazer?
Esse programas possuem datas de início variadas, podendo ser mensal ou trimestral, depende do quadro acadêmico de cada instituição.

Quem pode fazer?

Jovens e adultos, a partir dos 18 até os 30. Universitários, recém-formados e profissionais nas mais diversas etapas de suas carreiras, bem como aqueles que não estão estudando atualmente. Planejamento e antecipação são necessários para preparar os documentos necessários para a inscrição, considerando que o visto para esse tipo de programa é pouco mais demorado, podendo chegar a 2 meses de processo.

Esses programas possuem nível mínimo de inglês (intermediário/avançado, depende do programa e da instituição), considerando que são cursos superiores, não voltados para o aprendizado da língua, mas focado no mercado de trabalho em si. O trabalho durante a parte acadêmica é responsabilidade do estudante ir atrás. Já para o estágio, as escolas costumam ajudar os alunos a encontrar, uma vez que é obrigatório para a conclusão do programa.

A maioria das instituições possuem testes de inglês gratuitos, online ou no local. Os interessados em cursar esses programas devem realizar esse teste ou apresentar resultados de testes oficiais como TOEFL ou IELTS.