Entenda validação e equivalência de diploma no Canadá e quando usar

Muito tem se falado de validação e equivalência de diploma mas a confusão ainda prevalece, então vamos te ajudar a entender a diferença entre eles para que possa analisar qual é a melhor solução pra você, pois são processos diferentes e que dependem do objetivo de cada um.

Além do sistema de ensino ser muito diferente nos dois países, existem profissões que são regulamentadas no Canadá e para ter a licença para exercer a profissão é preciso fazer a equivalência de diploma. Por outro lado, quem deseja estudar ou aplicar para um programa de imigração no Canadá talvez seja necessário fazer a validação de diploma.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que validação de diploma no Canadá, é conhecida como Educational Credential Assessment (ECA), e é indicada para apenas comparar e legitimar o que estudou no Brasil. Além de estudos ele também pode ser necessário para ganhar pontos nos processos de imigração como o Provincial Nominee Program (PNP) ou Express Entry. Por outro lado, em casos de pessoas que queiram trabalhar com cargos específicos em profissões regulamentadas que tenham exigência de obter licença, como em medicina, direito e engenharia, para que possa atuar nessa área aqui no Canadá é preciso além da validação, fazer também a equivalência de diploma. Esse processo de avaliação é feita por órgãos regulatórios (Regulatory Process Evaluation).

Confira quando usar cada um dos processos e como isso impactará na sua vida profissional no Canadá:

Como vimos acima, se você tem o intuito de aplicar para a imigração, você precisa apenas providenciar o ECA mas isso pode não significar que você estará apto para exercer determinadas funções sem antes ter feito a avaliação de algum órgão regulatório.

No caso de estudo como uma pós graduação, pode ser que você precise validar seu diploma e isso dependerá das exigências da instituição em questão, lembrando que estudates internacionais tem permissão para trabalhar 20 horas por semana durante o programa, mas para atuar em uma área regulamentada precisará fazer a equivalência (Regulatory Process Evaluation).

Você pode muitas vezes trabalhar na sua área mas em posições que não exijam uma licença, como por exemplo na área de arquitetura apenas quem assinará o projeto precisará ter esse reconhecimento, então se você for assistente poderá atuar sem precisar fazer a equivalência neste momento, mas considerando que você deseja continuar nessa área e crescer na carreira é importante se planejar pois aí sim será necessário.

Para saber mais sobre validação de diploma confira o depoimento de nosso cliente Fabiano Mello que conta um pouco da sua experiência. Confiar o passo a passo e órgãos regulamentadores nesse post.

Para saber mais informações sobre estudos no Canadá, fale com a Nexus Intercambio: info@nexusintercambio.com

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *