Estude e trabalhe no Canadá

10 Principais Diferenças entre Canadá e Brasil

Que o Canadá é um dos destinos preferidos dos Brasileiros para estudar e até imigrar não é segredo.  E não é à toa, já que o país é dono de um dos melhores rankings de qualidade de vida do mundo e quase sempre encabeça o topo das listas de melhores cidades para se viver.

Vancouver, por exemplo, ganhou o 3º lugar de melhor cidade para se viver no mundo, ficando atrás apenas de Melbourne e Viena, primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Também não podemos negar que o Brasil é um país maravilhoso, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas infelizmente enfrentamos muitos problemas lá que não encontramos no Canadá. Mas por outro lado, o nosso clima e nossa felicidade como população não se compara com nenhum outro país.

Muitos brasileiros sonham com a vida canadense em busca de algumas coisas que procuramos no Brasil e não encontramos: qualidade de vida, segurança, bom uso dos impostos etc.

E realmente, o Canadá pode sim te oferecer tudo isso, mas apesar de todas estas qualidades, é quase impossível vir para o Canadá e não fazer algumas comparações básicas.

10 diferenças entre Brasil e Canadá

Confira 10 ações do cotiadiano que são diferentes aqui no Canadá!

Posted by Nexus Intercâmbio on Friday, December 1, 2017

Listamos abaixo algumas das principais diferenças entre nosso país e o Canadá:

1. Estações do Ano Bem Definidas

winnipeg-105672_960_720

Diferente do Brasil onde podemos enfrentar quase duas estações do ano em apenas um dia (pelo menos quem mora em São Paulo pode sair de casa para trabalhar com um tempinho bem frio e depois passar o almoço suando de calor), no Canadá as estações são bem definidas.

Ao contrário do Brasil que é tropical, o clima do Canadá é temperado, então cada estação do ano é bem definida. O inverno pode ser bem rigoroso dependendo da região , chegando a alcançar -30ºC em algumas cidades populares como Toronto e Montreal. No invervo, os dias são bem curtos, com nascer do sol por volta das 8:00 e pôr do sol antes das 17h.

Porém, o verão, que vai de junho a agosto, tambem pode ser beeeeem quente, com temperaturas acima dos 40ºC e pôr do sol depois das 22h!

2. Downloads na Internet

Fonte: blog.aurorabrowser.com

Muito comum do Brasil, os downloads piratas no Canadá são ilegais e rastreados pelas autoridades.

As empresas de telefonia e internet têm controle sobre os downloads e podem mandar notificações para os clientes que baixarem qualquer arquivo de forma ilegal. As pessoas que insistirem na infração podem sofrer multas de $5.000,00. Para saber mais sobre este assunto clique aqui.

3. Cidades (muito) Cosmopolitas e Multiculturais

toronto-508845_1280

Claro que grandes centros urbanos do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, contam com muitos imigrantes, mas nada que se compare com o Canadá.

Em Vancouver, por exemplo, a comunidade chinesa quase que domina a cidade. É muito comum andar por alguns bairros, como Richmond, e ver apenas placas em chinês.

Também é muito comum pegar um ônibus e escutar 10 idiomas diferentes.

Uma parte muito boa de toda esta cosmopolicidade é a troca de cultura que é possivel adquirir, já que sua escola ou emprego você poderá ter colegas de todas as partesdo mundo. E claro, outra vantagem é poder experimentar o melhor das culinárias, e o melhor, tudo autêntico!

Além disso, por ter sido colonizado por britânicos e franceses, o inglês e o francês são as linguas oficiais do Canadá, entao você vai encontrar os dois idiomas em todas as embalagens e outros tipos de serviços, especialmente na província de Quebec.

4. Civilidade e Cidadania

Não que o Brasil não seja um país civilizado, nada disso, mas o Canadá é bastante cuidadoso com o bem público.

Em muitas províncias do Canadá as catracas ficam abertas, e ainda assim a maioria das pessoas paga para entrar, afinal, este é o correto e estão usando um serviço público que precisa se manter.

Outra coisa que chama bastante a atenção dos brasileiros é como os canadenses seguem as regras de trânsito. O pedestre tem sempre a preferência e os carros respeitam isso, e por outro lado, os pedestrem também respeitam quando é a vez do carro passar. Aliás, se você atravessar a rua fora da faixa ou com farol fechado pode levar multa.

Outra coisa curiosa é a educação dos canadenses. Todo mundo forma uma fila para entrar no ônibus e raramente o assento não é cedido para idosos e gestantes.

“I’m sorry”… provavelmete esta será a frase que você mais vai escutar no Canadá. Os canadesnes são bastante educados e respeitosos, então todo mundo se desculpa quando se esbarra ou qualquer coisa do tipo.

Os canadenses também se importam bastante com o meio ambiente, então a separação e a coleta de lixo orgânico, reciclável e normal é dividida e seguida por todos. Você pode inclusive levar uma notificação e posterior multa se não separar corretamente o seu lixo.

5. Serviços Públicos que Funcionam e Sem Burocracia!

Para quem mora no Brasil sabe da dificuldade em fechar uma conta no banco, usar o sistema público de saúde ou mesmo mudar o nome do responsável por alguma conta (luz, água, telefone).  

Aqui no Canadá o serviço de saúde público é eficiente e serve gratuitamente todos os cidadões e residentes permanentes.  Sobre este assunto, sugerimos o documentário SickO, do Michael Moore,  que compara o serviço de saúde dos EUA com outros países, entre eles o Canadá, você vai se surpreender!

Para se ter uma ideia, em 2014, em TODO o Canadá foi registrado um total de 516 assassinatos, contra o triste número de 56.337 assassinatos no Brasil no mesmo ano. Claro que a população do Brasil é muito maior, mas em questão de segurança, infelizmente, o nosso Brasil ainda precisa melhorar….

Para abrir ou fechar uma conta aqui também é super simples! Por exemplo, a pessoa que vos escreve conseguiu em um dia, e sem ficar horas na linha de telefone, mudar o nome do inquilino antigo da conta de luz e sem sofrer nenhum tipo de corte ou qualquer coisa do tipo.

Ou seja, aqui o tempo do cidadão é respeitado!

6. Transporte Público Eficiente

Talvez uma das maiores reclamações do brasileiros seja em relação à ineficiência do transporte público. Aqui no Canadá o transporte é muito bom e só tem carro quem quer mesmo.

Os ônibus, metrôs e balsas seguem, e cumprem, os horários estipulados nos schedules.  Nos pontos de ônibus, por exemplo, tem sempre um luminoso indicando quanto tempo falta para o ônibus passar, e quase sempre, o horário é cumprido.

Assim você pode manejar melhor o seu tempo sem precisar ficar 30 minutos esperando o ônibus chegar.

7 . Hábitos Alimentares

cereal-898073_1280

O Canadá é um país saudável.  Quase não se vê gente muito acima do peso como podemos ver nos Estados Unidos, por exemplo.

Por ser um país extrematente cosmopolita, você consegue encontrar todo tipo de comida, mas normalmente os canadeses mesmo optam por comidas saudáveis e orgânicas.

Outro fato curioso são os horários, na hora do almoço é normal que os canadenses comam mais pequenos lanches, e o jantar normalmente está pronto às 19h. Os restaurantes fecham cedo aqui, por volta das 22h.

8 . Bebidas Alcóolicas

Por ser um país que se importa bastante com a saúde, comprar bebida alcóolica tem algumas restrições por aqui. Voce não encontra nenhum tipo de bebida com álcool nos supermercados ou postos de gasolina, como estamos acostumados no Brasil.

No canadá apenas lojas especializas, as Liquor Store, podem vender bebida. Além disso, a venda delas é bastante cuidadosa, entao quando for comprar, tenha certeza que está levando dois tipos de identidade ( uma oficial com foto, como seu passaporte ou CNH, e outra que comprove seu nome, como um cartao de crédito) para comprovar sua idade.

A idade para beber também é diferente, aqui a idade mínima é 19 anos e a venda é realmente controlada, ou seja, se você é menor de 19 , provavelmente não irá beber.

Outro fato curioso é que não é permitido beber em locais públicos, como a rua. E as pessoas respeitam esse fato!

9. Horário de Expediente

O Canadá é um país que se preocupa com a qualidade de vida e o tempo que as pessoas passam com a família, então o tempo de expediente aqui é normalmente das 9 às 18h. Não é raro encontrar muitas lojas e até restaurantes fechados em feriados ou após o horário de expediente.

Não que seja impossível, mas também não é tão fácil encontrar serviços 24h fora de downtown.

10. Não se Atrase!

Talvez por herança inglesa os canadenses são bastante pontuais, diferente dos brasileiros.

Se um canadense marcou uma festa para começar às 20h, a maiorida dos convidados vão chegar às 20h, e não às 22h.

Talvez no Brasil estejamos acostumados a sempre estar atrasados por causa do trânsito caótico, mas como aqui não tem isso, atrasos são bem mal vistos.

2 respostas
  1. Michelly
    Michelly says:

    Quando morei no Canadá e conbinamos um horário para sair era bem comum alguns amigos estrangeiros pedirem assim: Canadian time or Brazilian time? Por causa do costume de atrasar, sempre!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *