Existe Sexta-feira Santa no Canadá?

Antes de embarcar para o Canadá meu pai me recomendou -Não esqueça de rezar, filho.

Então comecei a pensar. Mas existem igrejas lá? Eu nunca tinha ouvido falar nisso. Considerava-me um especialista em quase tudo a respeito do grande norte, mas essa questão era um tanto nebulosa e não encontrei canais na internet que falassem sobre o assunto. Nada que um pouco de história, pesquisa e observância não deram um jeito. Vamos comparar Brasil e Canadá por um momento:

O Estado brasileiro só se separou da Igreja Católica Romana em 1891, e a liberdade de culto apareceu só em 1934 (desde que não contrariassem a ordem pública e os bons costumes), e três anos mais tarde a constituição – nesse ponto – ficou mais flexível com os cultos.

No Canadá, porém, o contexto histórico foi muito diferente do brasileiro. Imaginem o seguinte quadro: para o país ser um só, de leste a oeste, franceses e britânicos teriam de se ’tolerar’ religiosamente. Afinal, além da rixa histórica entre os reinos que viriam a ser hoje França e Inglaterra, católicos e protestantes não se entendiam bem. 

Uma das questões principais logo no início do processo de convivência entre as províncias americanas era a liberdade religiosa. Portanto, o direito -mesmo que em partes- foi garantido em 1760 para Queceb primeiramente, e ampliado mais tarde. E o Canadá só iria aparecer oficialmente no mapa cento e poucos anos mais tarde, em 1867, com o Ato Constitucional!

No Canadá existe Sexta-feira Santa, sim. É feriado nacional, assim como o Natal, e mesmo quem não é Cristão pode aproveitar a folga. Mas, ao contrário do Brasil, não vemos grandes eventos públicos de cunho religioso, e não lembro de ter visto empresas de comunicação veiculando qualquer coisa ligada à religião nestas datas (ou em qualquer data).

Em números, o Cristianismo é a vertente religiosa mais forte, com 67.2% da população, seguido pelos que não se identificam com nenhuma crença – 23.9%.

O restante da população se divide entre o Islã, o Hinduísmo, a crença Sikh, Budistas, Judeus e religiões aborígenes. 

Templos e Igrejas cristãs estão por toda a parte, e os maiores nos grandes centros. As outras correntes normalmente se concentram em um único lugar, às vezes mais afastado, como por exemplo o Jewish Community Centre.

No grupo Vancouver para Brasileiros da Nexus Intercâmbio, já foram recomendados centros Espíritas – uma busca rápida por lá revela os lugares. Das religiões afro-brasileiras, porém, ainda não tivemos notícia por aqui.

Alessandro Veronese

fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Canada, http://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/religion/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *